Em 2023, oito parques foram concluídos: sete parques eólicos, em Junco do Seridó e Santa Luzia, e um parque solar, em Sumé.

O estado da Paraíba tem se destacado no Brasil na produção de energia renovável. Nos últimos anos, os investimentos no setor de energia limpa resultaram em saldos positivos. A construção e a instalação de novos parques, além da ampliação da capacidade instalada para atender ao crescimento do setor, contribuíram para a expansão e o desenvolvimento da energia renovável na Paraíba e no país. Em 2023, foram concluídos oito parques, sendo sete de energia eólica, nos municípios de Junco do Seridó e Santa Luzia, e outro de energia solar fotovoltaica, localizado em Sumé. Atualmente, existem 61 parques em operação no Estado, utilizando o modelo de energia solar fotovoltaica e eólica, e a Paraíba possui 2,00 GW de capacidade instalada para geração de energia elétrica, sendo 74,12% em energia renovável e 25,88% não renovável.

A Paraíba ocupa atualmente a 18ª posição no ranking de geração distribuída e tem espaço para crescimento. O setor solar fotovoltaico já trouxe 337,5 megawatts em sistemas de geração solar distribuída para o estado. O estado também é o sétimo maior em termos de número de usinas em operação, com 461 megawatts. Atualmente, tem capacidade para gerar quase 800 megawatts, já tendo recebido R$ 4 bilhões em investimentos do setor de energia solar, com a geração de 24 mil empregos na região.

By MB

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *